Mais Sobre o Capoeira Luanda

O Capoeira Luanda nasceu da união de capoeiristas de épocas e experiências diferentes, com a participação efetiva dos professores, instrutores e  graduados do mestre Jelon, contramestre Guerreiro e contramestre Apache. O Capoeira Luanda foi fundado no dia 06 de abril de 2007, depois de um longo processo de estudo e pesquisa sob a direção do mestre Jelon - EUA.
         
            O Capoeira Luanda tem como filosofia divulgar, desenvolver e expandir a Arte-Luta Capoeira no Brasil e no Mundo, priorizando o desenvolvimento técnico e teórico de seus integrantes, enfatizando a valorização pessoal e profissional e acima de tudo a lealdade, respeito e a valorização pelo ser humano.
 
             O Capoeira Luanda tem como objetivo em comum trazer para o mundo da capoeira uma proposta diferenciada no que tange a administração, o processo  pedagógico e metodológico  de  todos os seus integrantes, contribuindo assim para o  desenvolvimento evolutivo do Capoeira Luanda.
             A razão do nome Luanda é uma homenagem ao mestre Eziquiel Martins (mestre do mestre Jelon), que fundou em 1963 o Grupo Luanda de Capoeira em Salvador, na Bahia-Brasil. Também, o nome foi inspirado no significado do nome Luanda, que quer dizer “a junção da Lua e da Terra” no dialeto Yoruba e “Paz e Terra imaginária” no dialeto Bantu. Luanda, como sendo a capital de Angola, teve o porto mais importante na época da escravidão e do Mercado de Africanos trazidos como escravos para as Américas. Luanda era a cidade onde os Africanos davam seu último adeus à África. Então, foi desse Mercado de Escravo que iniciou a riqueza da Cultura Africana no Brasil.
              O Capoeira Luanda trata-se de uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que busca atuar na divulgação e promoção da Capoeira e culturas afro-brasileiras, trabalhando também na formação de uma consciência junto a criança e ao adolescente, contribuindo para o desenvolvimento psico-social positivo, através dos princípios e movimento da Capoeira. Partindo da perspectiva da capoeira como uma forma de valorização das manifestações da cultura popular brasileira, rica em significados e possibilidades. Esta associação se justifica pela importância que este esporte possui numa grande ajuda no processo educacional.

              O Capoeira Luanda é constituído por alunos iniciantes, alunos graduados, instrutores, professores, contramestres e mestres. É dirigido pelo mestre Jelon Vieira e em segunda estância pelo conselho de contramestres e professores. Nosso objetivo é divulgar e procurar desenvolver todos os aspectos da Capoeira. Já estamos presente em 8 países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Peru, Holanda, França, Itália e Turkia.